By Dani Marques junho 27, 2023
Evento realizado na semana passada em São Paulo, reuniu diferentes atores dedicados à pecuária para o lançamento do estudo “Sustentabilidade na cadeia da carne: caminhos para o Brasil e os aprendizados do P4F (Partnership for Forests)”. |
Produzido pela Agroícone, o relatório evidencia a importância do pecuária para a economia lembrando que o país é o maior exportador de carne do mundo, mas considerando também os impactos ambientais da produção, o que pressiona o setor para encontrar meios de se adaptar e implementar mudanças, como a adoção de BPAs (Boas Práticas Agropecuárias).
O destaque do relatório está na apresentação de sete desafios e a indicação de estratégias para superá-los, ao mesmo tempo em que fortaleceriam a pecuária sustentável. Dentre eles, o documento observa a dificuldade em atrair o interesse de parte dos produtores na adoção das boas práticas. Como estratégia, sugere a identificação de produtores-chave para engajar com seus pares, compartilhando práticas e conhecimento. Outras fragilidades e procedimentos para correção são listadas no documento. (Link ao final do texto)
A publicação traz ainda uma avaliação de projetos apoiados pelo P4F, dentre eles, o Boi na Linha. Presente ao evento, Lisandro Inakake, coordenador do programa, comenta que “o estudo apresenta uma convergência naquilo que já se observa como necessidade na cadeia, especialmente na orientação das ações de acordo com o risco ambiental ou social”.
Lisandro observa que assim como a sociedade civil, iniciativas do sistema financeiro e até mesmo o setor público, o trabalho aponta para a promoção de benefícios aos produtores que já adotam boas práticas. Entretanto, avalia, “é necessário avançar para a rastreabilidade”. Tema, aliás, em que o coordenador encontra sinergia entre as falas dos debatedores. “Há interesse para o diálogo e todos entendemos que o próximo grande passo é a necessidade de avançar nessa questão [da rastreabilidade]. Além disso, está claro para todos que as atribuições são diferentes em cada elo da cadeia e devem ser respeitadas. A pauta está na mesa, todos a reconhecem e demonstram que atuarão, cada um da sua forma, mas dentro de uma mesma agenda”.
Na mesa, além de Lisandro, estavam João Franco Paulo da Silveira, Coordenador de Produção Animal da CNA, Fernando Sampaio, Diretor de Sustentabilidade na ABIEC, Márcio Sztutman Diretor para América Latina do P4F, Caio Penido, Presidente na Imac e Beatriz Secaf, Gerente de Sustentabilidade da Febraban.
Para ter acesso ao estudo completo, confira os links: