By Dani Marques junho 16, 2023
Na última terça-feira, 13 de junho, o Imaflora participou em Berlim, do evento New Rules On Sustainability Of International Agricultural Value Chains: Policy Patterns, Possible Efects, And Partnership Challenges – What Does It Mean For Third Countries: The Case Of Brazil.
Marina Guyot, coordenadora de projetos do Boi na Linha, representou o Imaflora no encontro que foi organizado pela GIZ, Diálogo Agro Político Brasil-Alemanha, GFA Consulting Group e o IAK Agrar Consulting.
O evento foi pensado como um espaço de troca entre formuladores de políticas, empresas, sociedade civil e academia da União Europeia e Brasil sobre as implicações da “lei anti-desmatamento” recém aprovada na Europa e caminhos para avanços nas parcerias entre os atores e países presentes.
Durante sua fala, Marina destacou a necessidade de que a Europa considere os atuais mecanismos de verificação de cadeias produtivas, como o Boi na Linha e a Moratória da Soja, como pontos de partida, estimulando seus aprimoramentos. Além disso, defendeu o apoio ao desenvolvimento de um Sistema Nacional de Controle da Origem Agropecuária que pode garantir resultados mais robustos na luta contra o desmatamento e no respeito aos direitos humanos.
O evento também discutiu a importância da inclusão de temas chave na revisão da legislação – que deve acontecer em breve -, como a inclusão de exigências para outras instâncias, como o setor financeiro.
“Essas discussões reforçam a importância tanto da adesão da ABIEC ao protocolo do Boi na Linha, como da necessidade de que a Febraban amplie seus critérios para concessão de crédito aos frigoríficos de forma a promover mudanças também entre seus correntistas. Enquanto houver dinheiro viabilizando atividades rurais sem considerar essa ampliação, o combate ao desmatamento e à violação de direitos humanos estará comprometido”, observa Marina.